terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como se inserir no mercado fotográfico

Vou ser sincero com vocês, talvez eu não seja o fotógrafo mais indicado do mundo para falar sobre este assunto, pois na fotografia, estamos sempre aprendendo, e descobrindo novos caminhos, nos adaptando a novas tecnologias e tendencias. Porém, depois de muito pesquisar e muito quebrar a cara, acredito que possa dizer que já aprendi bastante sobre o assunto e acho que agora consigo dividir com vocês um pouco de minhas experiencias e aprendizado.
Vejo acontecendo muito entre os fotógrafos iniciantes, é a falta de instrução para o trabalho. Não digo aqueles que compram a câmera e já se julgam fotógrafo, "que é muito comum" mas aqueles que realmente estudaram a técnica, pesquisaram muito, se indentificaram com algum estilo, enfim! fizeram tudo certinho, sabem fotografar, mas não sabem trabalhar.
Trabalhar com fotografia não é o mesmo que fotografar por si só. É preciso definir uma série de rotinas e regras, como qualquer outro trabalho. Vamos aqui tomar como base que profissional da fotografia é aquele que ganha dinheiro com ela.

Planejamento

O primeiro passo é o planejamento. Isso abrange boa parte do processo, que é somente pensar sobre o que você vai fazer. O que você vai fotografar? Casamentos? Esportes? Publicidade? seja qual for a área de atuação escolhida, pesquise, se informe, aprenda os "maçetes", rale bastante, pois a experiencia é a melhor bas para a formação de um bom fotografo. Tenha isso em mente antes de sair por aí oferecendo seus serviços. Costumo sempre dizer: quem fotografa de tudo, não fotografa nada. Procure especializar-se numa área, com certeza sua chance de sucesso aumenta substancialmente.

Público-alvo

O segundo passo é definir o seu público-alvo. Mesmo dentro de uma única área, como casamentos, há diversos tipos de clientes que você pode trabalhar. Há aqueles que gastarão (ou pelo menos, querem gastar) no máximo R$1500 com a parte fotográfica do casamento; e aqueles que vão (e querem) gastar R$8000. E para todos estes, você precisa se adequar.
Se o seu cliente potencial é aquele que gasta 8 mil, ele não vai querer gastar 1500. Isso não é economia, do ponto de vista dele. Isso é um trabalho inferior. Ele quer gastar pois quer qualidade, quer status e tudo o mais que isso acompanha.
Ao mesmo tempo que, de nada adianta oferecer um pacote de 8 mil, se o seu cliente simplesmente não tem condições, por mais que se ofereça descontos ou parcele em 10x.
Além de definir o publico alvo, tambem tem de adaptar-se a sua realidade local, este axemplos acima não se aplica a grande maioria das cidades brasileiras, caso voce resida numa cidade pequena, e que os pontenciais clientes para poderem pagar um pouco mais, praticamente inexistam, com certeza encontrara dificuldades até mesmo para desenvolver-se.

Negócios à parte

Terceiro passo para o fotógrafo iniciante é estar sempre organizado, trabalhando direitinho, cobrando corretamente, fazendo orçamentos justos, mesmo que seja para amigos próximos. E boa parte disso, significa fazer um contrato.
É um erro comum achar que o contrato não se faz necessário algumas vezes, só porque é um trabalho simples ou para um amigo próximo. É bom sempre previnir e ter o contratinho em mãos. É bom para você e para o cliente. É lá que está tudo acordado, onde será o evento ou sessão de fotos, quanto e como o cliente está te pagando, quantas fotos receberá e de que forma. É a maneira mais segura de se trabalhar. Isto é importante, pois garantem direitos e deveres de ambas as partes.
Você pode pedir para algum amigo que fale advoguês (acadêmicos de Direito) te ajudar nessa parte. Ou mesmo na internet existem modelos adequados de contratos, que voce podera adaptar alguns itens.
Além disso, você também pode se cadastrar como Empreendedor Individual e se legalizar como pequeno empresário, ter CNPJ, emitir notas ficais… Ajuda muito se for prestar serviços a empresas, que normalmente exige nota fiscal. Além de poder estar pagando INSS, já que é autonomo, e isto é uma segurança para tempos dificeis...

Quem não é visto, não é lembrado

Essa parte pode ser dificil, ainda mais em meio a tantos fotógrafos bons (ou nem tanto, mas estão aí) que temos atualmente. Sei que é dificil se destacar na multidão e para isso você precisa de um diferencial. Precisa ser visto.
Uma boa maneira de ser visto é a internet. Muitas vezes até gratuita – por meio de redes sociais – ou custando muito pouco, como montando um site personalizado (apróx. R$30 ao ano custa registrar um domínio). O importante é estar lá.
No site você pode, além de colocar as suas fotos, desenvolver uma relação com o cliente. Por meio de blogs as pessoas podem conhecer um pouquinho mais sobre você e se identificar com o seu trabalho.
É mais fácil conseguir clientes que já foram cativados pela sua maneira de trabalhar e pelo seu estilo, do que convencê-lo de que do seu jeito é legal. Mas o mais importante, é mesmo fazer trabalhos excelentes, pois a melhor propaganda é seu trabalho, seja qual for o meio de divulgação usado.

Mídias locais

Outra maneira, são as mídias locais. Você pode pagar para anunciar num jornal ou revista da sua cidade ou então fazer parcerias com empresas que tem o mesmo tipo de cliente. Por ex: buffet de casamento ou lojas de decoração para festas, são ótimos. Eles te indicam e vice-versa.

Cartão de visita

Faça um cartão de visitas e carregue-os sempre. Distribua-os por aí. Coloque seu telefone e seu site no cartão. Tambem tenha o cuidado ao fazer seu cartão de visitas, pagem um bom designer de cartões, se não puder pagar, na internet existem sites que oferecem modelos já prontos, é só inserir seus dados, ao cartão que mais o identifica com seu estilo, pode paracer uma coisa simples mas um cartão de visitas, mostra muito o tipo de profissional que voce é.

Seja honesto

Essa parte é importante, pessoal. Trabalhe de maneira honesta, respeite principalmente seus clientes, seus colegas de trabalho (não gosto de chamá-los de ‘concorrentes’) e o mercado. Pesquise sobre valores, faça planilhas de cálculo e cobre preços justos. É muito ruim quando vemos um fotógrafo iniciante tentando passar a perna no outro ou então cobrando valores absurdamente baixos, que só prejudicam o mercado como um todo. Não copie nem inveje o trabalho de seus colegas mais experientes, mas aprenda com eles, se inspire.

Estude muito

E para finalizar, estude muito! Nunca pense que já sabe tudo. Sempre há o que aprender (que torna a fotografia uma profissão excitante) e quem pensa dessa maneira só tende a crescer.
Acho que é isso. Se faltou alguma coisa, vocês podem escrever nos comentários. Será um prazer ler as opiniões de vocês.
Um abraço e até a próxima.

Publicado por:
Huaíne NunesTwitter: @huaine
Blog: http://huainenunes.wordpress.com/

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